em Sem categoria

Você sabia que até 20% dos casais enfrentam dificuldades para engravidar, especialmente quando a mulher tem mais de 35 anos?

Existem inúmeros tratamentos que ajudam a estimular a gravidez e um deles pode até soar estranho para muita gente: a acupuntura.
A terapia com a acupuntura é cada vez mais utilizada no tratamento de doenças e distúrbios ginecológicos, dentre eles sintomas da menopausa, distúrbios menstruais e infertilidade. Com a acupuntura, o ciclo menstrual é influenciado, melhorando o fluxo sanguíneo para o útero e ovários e preparando o endométrio para receber o embrião.
Sua teoria geral é baseada na premissa de que existem padrões de fluxo de energia (Qi) através do corpo, que são essenciais para a saúde, e a desregularização desse fluxo energético resulta na patologia. A técnica corrige os desequilíbrios do fluxo auxiliando no tratamento da doença.

A medicina tradicional chinesa identifica vários padrões de desarmonia nos casos de infertilidade em mulheres, incluindo falta de energia, ciclos menstruais irregulares e cansaço excessivo. Assim, a acupuntura para mulheres inférteis almeja os meridianos dos rins, do coração e do fígado. Acredita-se que os rins sejam os responsáveis por fornecer energia ao corpo, então tratar essa área dará à mulher mais energia e vitalidade para oferecer ao corpo.

O tratamento do meridiano do fígado regula o fluxo menstrual e reduz os efeitos psicológicos da TPM, da depressão e da ansiedade. Por último, a acupuntura também atua no sistema cardíaco, ao qual se atribui a responsabilidade do estado emocional de uma pessoa. Assim, a acupuntura que almeja esse meridiano ajuda a reduzir o cansaço e promove o relaxamento e a saúde através do processo de concepção.

Quando todas as três áreas são tratadas, a qualidade do óvulo melhora, o revestimento do útero se torna mais saudável, os ciclos menstruais são regulados e os hormônios entram em equilíbrio em todo o corpo.
Os tratamentos contra a infertilidade costumam ser bastante estressantes, pois demandam muitos processos, além da ansiedade natural da mulher. O estresse emocional pode inibir a menstruação e a concepção, e está relacionado principalmente com o Fígado, Rins, Pulmões, Coração e Baço. Por isso, a terapia com acupuntura é eficaz, proporcionando maior tranquilidade à paciente.
A recomendação é que o tratamento com as agulhas e com a moxa se inicie antes do processo de fertilização, para melhorar o estado geral da mulher, sempre com o acompanhamento do médico ginecologista / obstetra. O tratamento pode ser realizado até com duas sessões semanais.

Quer saber mais? Venha fazer uma avaliação com nossos acupunturistas na Clínica Meitan.
Telefone (41) 3044-1287
Whatsapp (41) 99174-1741

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

comer frutas no verão