em Acupuntura, Medicina de família, Nutrição

A chegada da primavera nos oportuniza a observação da nossa vida por ângulo diferente que pode nos trazer vitalidade e renovação. Vamos começar olhando para a nossa fonte mais importante de energia, que é o combustível do nosso corpo – o alimento.

O “modo” de nos alimentarmos é muito importante.  Tirar alguns momentos para sair da correria da rotina e relaxar antes de comer permite que o seu corpo prepare-se para receber os nutrientes da refeição. Não deveríamos nos alimentar quando estamos tristes e magoados ou em um momento de muito stress. Respire profundamente, mastigue bem os alimentos e coma apenas aquilo que você precisa.

Lembre-se: podemos transformar cada uma das nossas refeições em oportunidade para o auto-cuidado. Não precisamos fazê-las de forma mecânica e inconsciente.

De acordo com a teoria dos cinco elementos que embasa a Medicina Tradicional Chinesa, a primavera se relaciona ao elemento madeira. Esse elemento governa o fígado e a vesícula biliar e o sabor relacionado a ele é o azedo. Comer moderadamente alimentos azedos, tais como vinagre e limão pode auxiliar na harmonização da saúde do fígado, entretanto, quando a ingesta é demasiada, pode causar danos.  Um grande desejo ou uma aversão a esse sabor podem ser reveladores de um desequilíbrio no fígado.

Em geral, o nosso corpo necessita de mais frutas e vegetais na primavera e menor quantidade de alimentos de origem animal. O uso de grãos germinados e brotos traz vitalidade ao nosso corpo.

Ao consumir frutas, legumes e verduras da estação temos alimentos frescos, com menos processamento, menos tempo de armazenamento, com mais propriedades nutricionais, menos uso de agrotóxicos e mais baratos.

🍓 FRUTAS DA PRIMAVERA: abacaxi, kiwi, acerola, amora, banana, caju,  jabuticaba, laranja lima, mamão, maracujá, manga, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego, pitanga.

🥦LEGUMES E VERDURAS: abóboras, abobrinha, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, inhame, ervilha torta, ervilha, pimentão amarelo, almeirão, aspargo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

Porém, dependendo da região em que se vive e da produção cultivada em cada local, a lista de alimentos pode variar.

Nós, da Clínica Meitan, esperamos que essas informações auxiliem na sua escolha diária por hábitos saudáveis!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário