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Em boa parte do Brasil o verão é acompanhado de períodos com menor frequência de chuva, maior incidência solar e temperatura elevada. Junte isso às festas de final de ano e festejos que, por hábito, não costumam contar com uma diversidade de frutas disponíveis no cardápio.

Por conta destas características citadas combinadas aos benefícios das frutas, comê-las no verão se torna ainda mais importante. De maneira geral, elas possuem inúmeros componentes que auxiliam no bom funcionamento do organismo, com destaque à água, sais minerais, vitaminas e fibras.

Neste sentido, podemos chamar a atenção para a hidratação no verão. O conhecimento geral de tomar pelo menos dois litros de água por dia pode ser o suficiente ao longo do ano, em rotinas comuns. No entanto, essa demanda pode aumentar consideravelmente a depender do ritmo de atividades e também do aumento da temperatura durante a estação.

As frutas contribuem para uma hidratação saudável, recheada de vitaminas e fibras – que auxiliam em uma digestão mais suave, importante detalhe para lembrar depois daquelas ceias de Natal e churrascos fartos.

Frutas como a melancia, o melão, a manga, o limão e a laranja são bons exemplos disso. São ótimas opções refrescantes e nutritivas, funcionam bem com sucos ou in natura, no caso do limão ainda há a opção de ser espremido na salada, são fáceis de comer e saborosos para todas as idades.

Outro fator importante é o combate aos radicais livres. Com a piora na qualidade da alimentação, não precisamos nos redimir com promessas de ano-novo: basta comer uma quantidade razoável de frutas ao longo dos dias, isso já garante que seu corpo receba vitaminas antioxidantes, que são responsáveis pelo combate aos radicais livres e a regeneração celular do seu corpo.

A vitamina C, com as frutas cítricas, representa um dos maiores combatentes dos radicais livres. Portanto, aproveite as laranjas, maracujás, limões e acerolas que você puder. Além destas, frutas vermelhas como morango, framboesa, amoras e mirtilos também são da época e possuem ótimas propriedades antioxidantes.

Não se esqueça das bananas e uvas que possuem o potássio e a vitamina B6 para a manutenção do cansaço muscular e fadiga. São todas frutas da época com as quais você pode transformar seu verão num verdadeiro período de desintoxicação dos estresses e cansaços do final de ano, valorizando seu bem-estar, seu bom humor e a saúde como um todo.

Para acompanhar suas taxas nutricionais ou receber dicas de uma boa alimentação exclusiva para as necessidades do seu corpo, agende uma consulta aqui na Clínica Meitan e receba um atendimento atencioso. Assim, você garante sua saúde e todos os benefícios para aproveitar o verão da maneira que quiser!

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