em Acupuntura, Medicina de família

A estação muda, nós mudamos. Quando resistimos à transformação e às leis da Natureza encontramos dificuldades em manter a nossa saúde. Se aprendemos a viver de acordo com elas, ganhamos aliados para alcançar os nossos propósitos existenciais.

A Primavera chegou! É a estação no renascimento, tempo de inspiração, de criação e de desenvolvimento. É um bom momento para reavaliarmos a nossa vida e refazermos nossos planejamentos.

De acordo com a teoria dos cinco elementos que embasa a Medicina Tradicional Chinesa a primavera se relaciona ao elemento madeira. Esse elemento governa o fígado e a vesícula biliar, os quais são responsáveis por funções essenciais do corpo, particularmente pela digestão e pelo processamento de muitas substâncias.

O fígado possui mais de 100 funções conhecidas, tais como a formação e a destruição do sangue, filtragem de toxinas, produção da bile, a qual por sua vez é armazenada na vesícula biliar e auxilia na digestão por sua composição ser emulsificante de gorduras e por permitir a absorção pelo intestino de ácidos graxos.

Do ponto de vista natural, quando o seu fígado está sobrecarregado ele tem menor capacidade de desintoxicar o sangue, o que causa potencialmente muitas doenças agudas e crônicas que se manifestam de acordo com a suscetibilidade individual de cada um. Excessos de quaisquer comidas, mas em especial de álcool, químicos, drogas, frituras e carnes podem ser tóxicos para o fígado e para a vesícula.

O elemento madeira também se relaciona à vida e ao crescimento. No corpo humano o crescimento se relaciona a coluna, aos membros e às articulações. Um desbalanço no elemento madeira pode causar problemas nesses locais, tais como artrites, fragilidades articulares, dorsalgias.

O elemento da madeira cria a nossa claridade mental, e a nossa habilidade de focar, planejar e fazer decisões e, um desbalanço nele pode ocasionar dificuldades nessas habilidades.

O sentimento de raiva suprimida, ou seja, quando a sentimos internamente e não conseguimos expressá-la de uma forma saudável, pode causar um desequilíbrio no fígado. O sentimento de raiva pode ser impulsionador de mudanças importantes na nossa vida e na nossa forma de viver quando não somos controlados por ela e sim a utilizamos como um instrumento de autoconhecimento e de reflexão sobre a nossa existência.

Entrar em contato com o nosso “eu criativo” é vital para a harmonia da primavera. Quem eu sou internamente? O que necessito para expressar-me verdadeiramente?

Nós estamos constantemente criando a nossa vida, fiquemos atentos a isso!

Muitas coisas acontecem na primavera da vida. É importante limpar o passado para criar espaço para o futuro e assim renovar-se. Se não promovemos espaço para isso, a nova energia que vem com a primavera causa obstruções no nosso fluxo natural de energia corporal. Quando a primavera chega, lembremos: “Eliminação ruma a Iluminação”.

Nós da Clínica de Meitan estamos à disposição para ajudá-los a colocar em prática atitudes de vida que rumem à harmonia e felicidade. Quais são os seus planos para a primavera? O que irá eliminar e o que almeja construir?

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

alimentação na primavera