em Sem categoria

Você sabe o que a vacina faz? Ao longo dos anos, o avanço na ciência médica, em especial a vacinação, desempenhou um papel fundamental na manutenção da saúde pública. Entenda a importância deste fenômeno na época e como hoje ele permanece tão necessário.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 30,5 anos nas últimas sete décadas. Sendo que, em 1940, a expectativa de vida era de 45 anos. Este grande aumento tem a ver com a enorme redução da taxa de mortalidade infantil.

Em 1940, a cada mil nascimentos, 145 morriam antes dos cinco anos de idade. Hoje, são 12 mortes por mil. A título de curiosidade: nascem cerca de 7500 crianças no Brasil por dia.

Antigamente, era muito comum crianças de até cinco anos morrerem por vítimas de coqueluche, sarampo e caxumba. Uma em cada cinco crianças morriam por alguma doença infecciosa. Já pensou no sofrimento dessas famílias? Questões que, hoje, não vemos acontecer porque ao longo das décadas um esforço coletivo entre mídia, cientistas e governos do mundo todo: a vacinação e suas campanhas.

Mas afinal, por que e como ela funciona?

Uma das maneiras do corpo humano se defender de doenças é através do princípio da imunização. Quem descobriu isso foi o pesquisador e médico britânico Edward Jenner, que observou os trabalhadores da indústria de laticínios que entravam em contato com a varíola na forma bovina (mais branda), não adoeciam quando em contato com a forma humana (devastadora).

Isto acontece porque, num primeiro contato com um agente infeccioso, o organismo registra uma “memória imunológica” deste a fim de produzir anticorpos exclusivos que defendam nosso organismo do agente. Assim, em futuros contatos o organismo se protege com agilidade, antes que o corpo estranho possa se multiplicar e manifestar seus sintomas.

A vacina funciona como uma dose de um agente infeccioso já inócuo, para que o organismo produza anticorpos antecipadamente sem manifestar os efeitos de entrar em contato com tal agente – que já está totalmente enfraquecido.

É por isso que pessoas vacinadas antecipadamente contra catapora, por exemplo, possivelmente jamais manifestam seus sintomas, ainda que entrem em contato com a doença durante a vida, pois já estavam imunizadas. Assim como Jenner observou com a varíola, em 1789.

Tamanho sucesso, a vacina se tornou um pacto social, a fim de proteger cada indivíduo do planeta contra doenças antigamente devastadoras. Especialmente os grupos de risco – crianças e idosos. Quando todos participam deste pacto, não há um meio para que agentes infecciosos iniciem epidemias, tão comum antigamente.

Doenças como hepatite B, rubéola, difteria, febre amarela, tétano, poliomielite, catapora, sarampo, coqueluche, entre tantas outras deixaram de ser o motivo de mortalidade infantil e a expectativa de vida do mundo aumentou como nunca na história da humanidade.

Só podemos considerar que este princípio de imunização global esteja fundamentado na solidariedade. Geração após geração, a manutenção da saúde pública se fortalece no aumento de indivíduos imunizados. Foi assim que a varíola foi completamente erradicada do planeta.

Ainda assim, uma das consequências do sucesso na imunização global foi enfraquecer a memória do passado: existe um número considerável de pessoas que são anti-vacinação.
É importante ressaltar, hoje isto só se sustenta de maneira saudável porque ainda há um grande número de pessoas imunizadas ao nosso redor. É por isso que algumas pessoas podem se dar ao luxo de questionar essa prática tão necessária para o salto no aumento da expectativa de vida brasileira e qualidade de vida em todo o mundo.

A vacinação é um dos pilares fundamentais da prevenção de doenças em todo o mundo. Considerada como uma das maravilhas da medicina preventiva. Para nós da Meitan, um ato de amor e proteção!

Somos um espaço que se orgulha de atender cada paciente com atenciosidade e carinho.

Venha tirar suas dúvidas conosco, atualize sua carteirinha de vacinação e aproveite para se prevenir contra o Sarampo. Entre em contato e saiba mais sobre todos os nossos serviços!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Medicina centrada na pessoa: Conheça mais sobre - Clínica Meitancuidados para controlar o diabetes