em Coronavírus, Medicina de família, Vacinação

Tomei a vacina, e agora? Será que posso deixar de usar máscara e relaxar nas precauções de contato?

Primeiramente, uma vacina para ter eficácia deve seguir a recomendação do fabricante, no caso da Coronavac são de 2 doses, e devemos esperar pelo menos 15 dias após 2ª dose para que o sistema imune esteja pronto. O antígeno presente na vacina provoca uma resposta imunológica, ou seja, faz com que o corpo se torne capaz de reconhecer aquele vírus e produzir anticorpos para combatê-lo. Da próxima vez que entrar em contato com aquele vírus, o corpo já terá a memória de como combatê-lo e conseguirá enfrentar a ameaça de forma rápida e eficiente, impedindo que o vírus contamine o corpo.

De acordo com as notícias da vacina Coronavac, ela apresenta  50% de eficácia em prevenir qualquer caso de Covid19 incluindo os casos leves, 78% de eficácia em prevenir casos de Covid19 que precisaram de avaliação médica e Altíssima proteção (provavelmente perto de 100%) de proteger de doença grave.  Portanto, a vacinação é uma intervenção que, se implementada, vai reduzir o que tememos da Covid19: as mortes e as consequências negativas que se seguem após casos graves. Além disso, desafoga hospitais.

Porém, ainda sim pessoas podem contrair covid de forma leve e contaminar pessoas não vacinadas que, então, podem apresentar a forma grave da doença e até morrer.

Portanto, ainda devemos usar máscaras e manter o distanciamento social para evitar a propagação do vírus. O Covid só será combatido se houver uma cobertura vacinal ampla e rápida, adquirindo o que chamamos de imunidade de rebanho. A vacina diminui o número de pessoas suscetíveis, de forma tão significativa que o vírus não consegue encontrar pessoas para circular e é contido.

Deste modo, até atingirmos esta imunização ampla devemos nos cuidar para evitar a propagação do vírus e assim conter covid-19 prontamente. ‘

Assim, poderemos voltar a vida normal mais rapidamente!

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário