Educação postural – boa postura em crianças, vida adulta sem dores

 em Sem categoria

Manter uma postura correta nas atividades diárias e no trabalho é imprescindível na prevenção de problemas diversos. Um corpo alinhado dificilmente será acometido por dores ou disfunções. Por isso, é importante estimular desde a infância uma boa postura, pois é nesta fase da vida que se iniciam os bons hábitos. O ideal é ensinar às crianças a maneira correta de se locomover ou até mesmo como permanecer em uma mesma posição seja ela sentada, deitada ou em pé.

O crescimento das cidades, a rotina de trabalho dos pais e a evolução tecnológica, fazem com que as crianças pratiquem menos atividades físicas, e permaneçam em posturas inadequadas.

Em consequência, apresentam maiores alterações morfológicas com menores amplitudes de movimentos, devido a encurtamentos musculares precoces. Esses fatores causam futuramente lesões mais graves em decorrência às compensações geradas pelo corpo.

Os padrões posturais assumidos durante a fase escolar adquirem resultados que podem se tornar permanentes na fase adulta.  Por exemplo na escola há hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.

Quase sempre podemos ver alunos mal posicionados nas carteiras escolares, com seus corpos soltos, escorregando as pernas para frente a fim de apoiar a cabeça no encosto da carteira.

Muitas vezes vemos os alunos queixando-se de um excesso de cansaço e preguiça inexplicáveis para a idade em que se encontram, o que pode ser uma das grandes causas da má postura na escola. É importante que em casa tenham um horário permanente para dormir, a fim de que descansem o corpo e a mente para enfrentar o dia seguinte.

Existem profissionais fisioterapeutas, que trabalham com os exercícios que ajudam a correção da postura, como os de RPG – Reeducação Postural Global, que utiliza posições corporais básicas de alongamento para corrigir a postura e eliminar suas dores.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

consumo de leiteComo amenizar a alergia da primavera | Clínica Meitan