É consenso que o leite materno é o alimento mais completo e perfeito para os bebês! Mas, e quando a alimentação da mãe é vegetariana? Será que uma dieta sem carne é capaz de suprir todos os nutrientes necessários para um leite de qualidade e que garanta o bom desenvolvimento do bebê?
Pois é sim! Vários estudos mostram que a qualidade do leite materno não é prejudicada pela alimentação vegetariana, desde que essa seja balanceada.
O aleitamento materno deve ser iniciado de preferência já na 1ª hora de vida, e mantido de forma exclusiva e em livre demanda até os 6 meses e de forma complementar à alimentação até os 2 anos idealmente.
Estudos mostram que a mãe que amamenta se alimenta melhor, tem hábitos mais saudáveis, o que é bom para a mamãe e para o bebê! Entretanto isso não é uma condição para manter a qualidade do leite. A natureza é sabia e garante o que o bebê precisa.
Alguns nutrientes como vitamina A, D, E, K e vitaminas do complexo B podem ser influenciados pela alimentação materna. Por isso, para a saúde de mães e bebês vale a regra de uma alimentação bastante colorida. Lembrando que a dieta vegetariana balanceada se mostra mais diversificada em nutrientes.
É necessária alguma suplementação?
- O ferro deve suplementado a partir dos 6 meses de vida em todos os lactentes nascidos a termo, independente da dieta materna (vegetariana ou não).
- A vitamina B12 só está presente em alimentos de origem animal e em alguns produtos enriquecidos, e a quantidade presente no leite materno depende da ingesta e dos níveis sanguíneos da mãe. Sendo assim, em alguns casos há indicação de suplementação para garantir uma boa concentração dessa vitamina no leite materno.
- O ômega 3 pode ser encontrado no óleos / sementes de linhaça e chia, nozes ou suplementado através de cápsulas de DHA de algas.
- Os níveis de vitamina D estão relacionados à ingestão materna e à exposição solar, mas, ainda assim, tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto a Academia Americana de Pediatria recomendam sua suplementação desde o nascimento para todas as crianças, independente da dieta materna.
- Bebês prematuros merecem cuidados especiais e necessitam de suplementação de vitaminas A, C e D, ferro e zinco mais precoce que nos bebês a termo, independente da dieta materna.
Os principais nutrientes do leite materno que sofrem influência da alimentação são as vitaminas A, D, E, K, C e o complexo B, por isso é fundamental que a lactante receba orientações quanto às suas demandas nutricionais com adequação alimentar e suplementação quando necessário – daí a importância de acompanhamento com um médico e nutricionista atualizados.
Você é vegetariana e tem alguma dúvida ou dificuldade na amamentação?
Conte com nossa nutricionista para acompanhar esse período tão importante da sua saúde e de seu bebê!