em Acupuntura, Cuidados com a postura, Doenças Respiratórias, Fisioterapia, Medicina de família
A respiração é um ato que ocorre naturalmente sem precisarmos pensar nela. A maneira correta é a que inspiramos pelas narinas, enchendo os pulmões com elevação do abdômen (diafragmática) e liberando oxigênio através da expiração.
Nascemos respirando corretamente e com o passar do tempo, devido às influências de acontecimentos ocorridos durante a vida, como doenças, ansiedades, estresses, dentre outros fatores, modificamos esse padrão.
Dependendo do nível de ansiedade, a respiração fica mais superficial, com aumento da frequência, e diminuição da profundidade, podendo se tornar automático e permanente, modificando assim o tônus muscular da cadeia respiratória, responsável por várias reações do corpo ao estresse.  Toda mensagem irritativa tende aumentar o encurtamento e a rigidez dos músculos, incluindo os inspiratórios.
O medo bloqueia provisoriamente a respiração, a angústia altera-a de forma permanente. Na histeria pode-se encontrar espasmos tônicos do diafragma. Isso ocorre sempre no sentido do bloqueio inspiratório. O diafragma comporta-se como um verdadeiro acumulador de tensão no centro do corpo, e está ligado a todas as cadeias miofasciais.
Respirar errado traz ainda outras consequências sérias para o nosso dia a dia: nos deixa muito cansados, com baixa concentração, má qualidade de sono, acúmulo de toxinas no organismo. Os níveis de energia se tornam cada vez mais baixos, e nossa produtividade cai consideravelmente quando o corpo não recebe todo o oxigênio de que precisa, incluindo a concentração, que depende de uma boa oxigenação do cérebro. Portanto, respirar errado pode atrapalhar nos estudos e na vida profissional.
Os níveis de estresse e o cansaço podem afetar o sono, gerando um efeito cascata na nossa saúde. A respiração auxilia na eliminação de toxinas nocivas ao organismo. Portanto respirar corretamente evita prejudicar nossos órgãos dos diversos sistemas como o cardiovascular, respiratório, digestivo, pele, unhas dentre outros sistemas.
Agora que você entende a importância de uma boa respiração, que tal fazermos uma prática para cuidarmos da nossa saúde?
• Posicione as suas mãos sobre o abdômen;
• Inspire, utilizando o seu nariz;
• Observe a expansão do seu abdômen, que se enche de ar;
• Expire lentamente pela boca, desinchando a barriga.
Essa respiração feita com o diafragma e o nariz é a mais eficiente para oxigenar o corpo da maneira certa. No começo, pode ser um pouco difícil, mas nesse caso, tente realizar o exercício deitado com a barriga para cima. Assim, pouco a pouco o hábito se tornará mais simples.
Quando temos um bloqueio no tórax, podemos realizar esse exercício reforçando durante a expiração feita com a boca aberta, sem a mínima resistência ao fluxo de ar, com a descida das costelas. Insistir sobre o bloqueio inspiratório do tórax merece ainda mais atenção do que se pode pensar e praticar habitualmente.
Enfim, como podemos observar, respirar corretamente não é nada difícil, e pode trazer uma série de vantagens para o seu organismo. Outra maneira de aprender a controlar a respiração é consultar um profissional que possa orientar nessa melhora, ganhando muito em qualidade de vida. Seja como for, você sai ganhando em energia, saúde e bem-estar.
A reeducação respiratória auxilia a respiração do indivíduo no sentido da expiração, para relaxar os músculos inspiratórios, de braços abertos ou fechados, promovendo um alongamento progressivo de todo tecido fibroso, e ainda assim reforçando a musculatura abdominal. Como conseqüência do trabalho respiratório diafragmático, na insistência expiratória, melhora-se o volume de ar corrente, as trocas respiratórias e a distensibilidade do tórax. Isto favorecerá a diminuição de dores musculares por contratura, assim como dor de origem ligamentar, discal ou articular.
Realizar uma respiração profunda e lenta possibilita diminuir a frequência cardíaca e a liberação de adrenalina, promovendo um estado de equilíbrio no organismo. Quando estamos estressados, uma respiração correta nos ajuda a equilibrar o emocional, deixando-nos mais tranquilos. Melhora da insônia, reduz a pressão arterial, diminui as dores lombares e proporcionará sensação de bem-estar.
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário