em Câncer

Outubro é o mês de conscientização contra o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte entre mulheres. Você sabia que, se detectado na fase inicial, as chances de cura do câncer de mama são grandes?

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

– Secreção no mamilo;

– Nódulos (caroços) palpáveis na axila;

– Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor;

– Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja.

Mas o câncer de mama pode e deve ser detectado antes de manifestar qualquer sinal clínico. Por isso é tão importante fazer exames de prevenção e detecção precoces!!

A prevenção está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de comportamentos considerados protetores.

Os fatores genéticos e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como sobrepeso, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção da doença estão praticar atividade física regularmente, manter o peso adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de bebidas alcóolicas. 
 
Amamentar é também um fator protetor. A amamentação gera vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de desenvolver a doença diminui 4,3% a cada ano de amamentação, de acordo com um estudo realizado com mulheres de 30 nacionalidades em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).

Se você já venceu o câncer de mama ou conhece alguém que superou a doença, não deixe de compartilhar essa história com a gente! Ela pode ser a inspiração de força para alguém que está precisando. Junte-se a nós no Outubro Rosa!
Postagens Recentes

Deixe um Comentário