Você sabia que condições como rinite alérgica e asma se intensificam com a chegada da primavera? Isso ocorre principalmente por conta do processo de polinização das flores.
A primavera é a estação onde a natureza desperta mostrando a sua beleza que é expressa com múltiplas cores de tons fortes e contrastes intensos que criam cenários encantadores.
Regada de muitas flores, céus azuis, árvores frutíferas, a estação das flores chegou e junto com ela, inevitavelmente, as alergias de primavera. O incômodo acontece porque durante a estação, a polinização das plantas acontece com maior intensidade, principalmente em dias com vento e sol, fazendo com que partículas de pólen se concentrem em maior quantidade no ar.
Para amenizar o desconforto que quadros alérgicos podem causar, existem algumas recomendações que podemos seguir.
Quais os sintomas?
Os principais sintomas são: nariz escorrendo, lacrimejamento, espirros, tosse, coceira nos olhos e nariz, olhos vermelhos, dificuldades em respirar e crises de asma.
Como fazer o diagnóstico?
O diagnóstico é através dos sintomas manifestados pelo paciente, ou seja, pelo quadro clínico. Para identificar o agente causador dos sintomas, o alergista ou o otorrinolaringologista pode realizar um teste de pele, no qual uma pequena amostra do alérgeno é injetada na pele. No caso de alergia à substância, uma pequena protuberância vermelha se formará na área afetada. Outra opção de diagnóstico é um exame de sangue para identificar níveis de anticorpos para um alérgeno específico, o Rast Test (Radio Allergo Sorbent Test).
Como tratar?
Várias medicações podem ajudar no controle dos sintomas:
*Anti-histamínicos – anti-alérgicos
*Descongestionantes– auxiliam na liberação de muco das cavidades nasais,
*Spray nasal– alivia o congestionamento nasal,
*Lubrificantes oculares– aliviam o prurido e o lacrimejamento ocular.
Como prevenir os sintomas da alergias de primavera?
*Irrigação nasal– realizada com água e meia colher de chá de sal em uma seringa ou dispositivos que auxiliam na higiene nasal, como o Lota. A higiene, além de promover a descarga de muco e a abertura das vias paranasais, ajudam a limpar e evitar que alérgenos se instalem nas vias respiratórias.
*Omega-3– os óleos extraídos de sementes de linhaça, sementes de chia, nozes são excelentes para estimular o sistema imunológico e reduzir a inflamação associada a alergias. Vitaminas E e C presentes em frutos cítricos, Kiwi e acerola também desenvolvem um papel importante no combate à alergia.
*Limpe os filtros de ar condicionado em sua casa e carro com frequência. Além disso, limpe prateleiras e outros locais onde o pólen e ácaros podem se depositar,
*Troque com frequência lençóis e cobertas e use roupas limpas todos os dias. Além disso, não use sapatos dentro de casa com os quais tenha caminhado fora para evitar o transporte de partículas para dentro de casa,
*Passe o aspirador de pó com frequência. Ao aspirar, é aconselhável usar uma máscara para evitar qualquer contato com pólen, mofo e poeira que possam se espalhar no ar durante a operação de limpeza.